sábado, 27 de junho de 2009

Perspectivas

Espírito Santo


De modo geral as perspectivas para a economia desses estados são boas, visto que a pior fase da crise já passou. No estado do Espírito Santo são importantes as expectativas quanto à economia chinesa que superou os EUA em relação às importações de produtos siderúrgicos e celulose do Espírito Santo, fazendo com que houvesse um aumento nas exportações capixabas após queda no fim de 2008. Porém as importações chinesas podem estar sendo induzidas devido aos baixos preços servindo para estocagem, o que pode em alguns meses levar a diminuição da quantidade das exportações capixabas para os chineses. Porém essas exportações aos chineses serviram para aumentar a confiança na economia do estado.
Para os empresários, apesar da forte redução na confiança registrada desde o terceiro trimestre de 2008, as expectativas se recuperaram ligeiramente, fechando no primeiro trimestre com uma variação de +1,5% no índice em relação ao último trimestre do ano passado. Já para os consumidores, estes foram menos afetados pelo ambiente adverso: após uma queda moderada da confiança e das expectativas durante o 3º e 4º trimestres de 2008, os índices apresentaram alta de 2,7% e 1,9%, respectivamente no primeiro trimestre de 2009.

Existem também os incentivos e investimentos que servem também para a recuperação econômica e da confiança no estado, como os investimentos na área de petróleo e gás e construção civil. Existem também os investimentos por parte do governo em infra-estrutura e investimentos produtivos que irão contribuir para que haja uma melhor oportunidade de negócios e competitividade entre as empresas, atenuando assim os efeitos da crise e gerando oportunidades de empregos. No setor de vendas a varejo a medida de redução do IPI foi importante principalmente nas vendas de eletrodomésticos e automóveis.

Em relação às exportações de commodities, ainda é necessário esperar pela recuperação externa para que haja de fato um crescimento dos preços e assim a recuperação do estado de fato.


Minas Gerais

Para o estado de Minas Gerais existe uma expectativa de um cenário melhor da economia para os próximos meses. Medidas governamentais como incentivos a construção civil e ao comércio tendem a fazer com que os efeitos da crise sobre esse estado sejam atenuados. Segundo o Relatório do Banco Central a plantação de soja deve crescer cerca de 3,8%, a safra de grãos aumentará sua participação em relação a produção nacional e a produção de cana-de-açúcar também deve crescer neste ano. Algumas outras medidas também foram implementadas, como ampliação do prazo de pagamento de ICMS para as empresas, a abertura de credito para micro, pequenas e medias empresas dos setores mais afetados, para ajudar a atenuar os efeitos da crise neste estado. Por parte do governo estadual também foi criada uma Comissão Extraordinária Para o Enfrentamento da Crise Econômico-Financeira Internacional destinada a tentar encontrar soluções e propostas para diminuir os efeitos dessa crise.


Rio de Janeiro


Para o estado do Rio de Janeiro as perspectivas são de investimentos tanto por parte do governo como por parte dos empresários, pois alguns mesmo após o susto com a crise ainda pretendem investir em suas empresas. Estão previstos para este ano ainda, segundo Julio Bueno (secretario de desenvolvimento econômico), a construção de três dos maiores investimentos do país: a CSA, Comperj e o Porto de Açu, alem de outros investimentos como a siderúrgica Votorantin, a nova fábrica da Michelin e mais oito portos e dois estaleiros estas obras devem começar ainda este ano gerando um aquecimento na economia e empregos. Além também da expectativa da Petrobras também investir até 2013 cerca de 174 bilhões. Segundo Antonio Gil (presidente da associação Brasileira de Software e Produtos para Exportação) existe uma previsão de crescimento no setor no Brasil de cerca de 7% em relação ao ano passado.

Mesmo existindo uma previsão de perda de arrecadação neste ano o governo deve criar medidas para atenuar os efeitos da crise nas empresas como redução em impostos e postergação de pagamentos .

De acordo com pesquisas realizadas pela FIRJAN empresas do estado ainda pretendem aumentar sua produção pois estas acreditam na recuperação econômica do estado.

Um comentário:

  1. O Serviço de Financiamento Le_Meridian foi acima e além de suas necessidades para me ajudar com meu empréstimo, que eu usei para expandir meus negócios de farmácia. Eles eram amigáveis, profissionais e absolutos, para trabalhar. E-mail..lfdsloans@lemeridianfds.com Ou lfdsloans@outlook.com.WhatsApp ... + 19893943740.

    ResponderExcluir