sábado, 27 de junho de 2009

A estrutura econômica do estado do Espírito Santo

O Estado do Espírito Santo conta com uma população aproximada de 3.351.669 habitantes (2007 - IJSN), e sua economia é muito influenciada pelas atividades portuárias, de exportação e importação; na indústria de rochas ornamentais, na indústria de celulose, na exploração de petróleo e gás natural, além de um amplo mercado produtor agropecuário, com destaque em algumas culturas.

O estado abriga alguns dos principais portos do país, como Vitória, Tubarão e Capuaba. E este intenso movimento portuário coloca o Espírito Santo entre os cinco primeiros estados exportadores do país. Além de produtos do estado, como minério de ferro, placas de aço, granito e café, são escoados veículos e aço, de Minas Gerais e produtos agrícolas do Centro-Oeste. Somente o complexo portuário da Ponta de Tubarão é responsável por 25% da carga marítima do país.

Atrai turistas de diversos lugares, principalmente por causa de suas belas praias e belezas naturais, mas ultimamente vem crescendo muito o turismo de negócios, influenciado fortemente pela questão do petróleo.

Logo abaixo, observamos a distribuição setorial econômica em porcentagem:


Em 2006 o PIB do Espírito Santo foi de R$ 52,78 bilhões, e podemos perceber que o setor de serviços tem grande predominância na economia, assim como nos outros estados por nós analisado. Isto se deve principalmente por conta do comércio, atividades imobiliárias, administração, saúde e educação públicas.

Logo adiante, o setor secundário, com 27,5% do total, tem predominância no ramo da indústria extrativa, principalmente, e adiante a indústria de transformação. Os impostos sobre produtos ficam com uma parcela significante no contexto, e por último, porém não menos importante, o setor primário, com 7,7% da participação, com importante contribuição a agricultura, silvicultura e exploração vegetal.


Indústria extrativa


No extrativismo destaca-se a extração de rochas ornamentais como o mármore e o granito. Dispõe de grandes reservas de petróleo, sendo o segundo maior produtor do país e um dos maiores em produção de gás natural.

Na tabela verificamos os principais gêneros produzidos na indústria extrativa capixaba.



Podemos perceber a oscilação dos valores adicionados no PIB de 2002 até 2006, principalmente com os ramos de petróleo e gás, e com o minério de ferro, justamente os setores que estão em destaque na tabela. No ano de 2006 conclui-se que a mineração é a atividade que mais contribui para a economia estadual (59,5%), e a extração de minério e gás com uma parcela de 34,0%. Outros gêneros apresentam a porcentagem de apenas 6,5%.


Indústria de transformação


Vários setores se destacam, dentre eles: papel e celulose, minerais metálicos, máquina e equipamentos, metalurgia, indústria alimentícia, bebidas, têxteis, movéis, produtos químicos e refino do petróleo.


Agropecuária


O Estado do Espírito Santo possui uma agropecuária bastante diversificada e modernizada, o que contribui bastante para que sua produção se escoe internamente e externamente.O estado se destaca na agricultura, na produção de arroz, café (um dos maiores do país), cacau, cana-de-açúcar, feijão, milho, além de frutas como banana, maracujá, mamão, além dos condimentos, como pimenta do reino e gengibre. Possui um rebanho de aproximadamente 1,7 milhão de bovinos, além de 450 mil suínos e cerca de 5 milhões de aves (principal nesse setor).

Balança Comercial


Os principais produtos exportados são o minério de ferro, ferro e aço, celulose, mármore, granito e o café. O principal destino dessas exportações ainda é o Estados Unidos; logo a frente a China e os Países Baixos.

Os principais produtos importados são na ordem: matérias primas e produtos intermediários; bens de capital e bens de consumo não duráveis. Os países que mais importam seus produtos é a China, logo depois os Estados Unidos e o Chile.


Na próxima tabela, observaremos o comportamento da balança comercial do Espírito Santo no período do 1° trimestre de 2003 até o 1° trimestre de 2009.



Podemos perceber que a balança comercial do Espírito Santo vinha em uma constante regular, onde não se observava significantes quedas e crescimentos. Esse comportamento será evidenciado concretamente ao ano de 2005, situado como um reflexo da maior abertura de mercados. No 1° semestre de 2008 ocorre uma alta muito importante para o Estado nas exportações, devido principalmente ao petróleo e ao café. Seu ponto culminante foi atingido no 3º trimestre de 2008, com o equivalente a 3.375 milhões de dólares em exportação. Isto até a crise econômica entrar no cenário mundial e modificar a dinâmica crescente que vinha acompanhando o Estado. Mais a frente veremos o reflexo dessa queda na economia capixaba.


Representação gráfica das principais commodities exportadoras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário