sexta-feira, 26 de junho de 2009

A estrutura econômica do estado de Minas Gerais

O estado de Minas Gerais tem se colocado dentre as importantes forças econômicas no país. Atualmente, este estado ocupa o segundo lugar dentre os estados mais industrializados do país e o terceiro mais rico, superado somente por São Paulo e Rio de Janeiro.O Produto Interno Bruto do Estado, que representa 9,6% do PIB do país, vem crescendo a taxas superiores à média nacional nos últimos anos.
Possui uma economia bastante diversificada e um pólo industrial bem desenvolvido, que varia desde a produção em larga escala de alimentos, perpassa pela extração de minérios e pela indústria automobilística. É também, um estado que atrai muitos turistas, principalmente nas suas cidades históricas, como Mariana, Diamantina, Ouro Preto, dentre outras; e por razão da sua culinária e cultura vasta e rica.

Percebe-se que o PIB de Minas Gerais está acima da média nacional até o ano de 2006.


Classificação por atividade econômica /2002 - 2006




Serviços

Como podemos observar, o setor de serviços encontra-se numa posição de destaque na economia mineira, até 2006, porém nota-se uma pequena queda, se comparado com o ano de 2002. Trata-se de um dos setores em que mais se empregam, e que faz a economia apresentar uma certa dinamicidade e agregam cada vez mais valor ao Produto Interno Bruto.

A indústria

Minas Gerais possui o terceiro maior parque industrial do país. Os principais tipos de indústrias que atuam no estado são extrativa (mineração), metalúrgica, automobilística, alimentícia, têxtil, construção civil, produtos químicos e minerais não-metálicos.

Na tabela abaixo, observamos os setores industriais que mais se destacam em número de empresas e número de empregados.

Número de empresas e empregados por setores da indústria em MG - Agosto de 2008


A indústria extrativa

O Estado é hoje o maior produtor mundial de nióbio e o maior produtor brasileiro de aço bruto (38,6% do total nacional), minério de ferro (72,9%), ferro gusa (59,7%), cimento (24,1%). Minas Gerais é o estado que tem a maior variedade de substâncias exploradas e comercializadas (16 substâncias metálicas e 29 não-metálicas) e em reservas (28 metálicas e 33 não-metálicas). Abriga ainda, várias empresas de grande porte, como a Usiminas, a Togni Mineração, que contribuem para a formação de vários empregos.




O gráfico mostra que o volume maior de produção mineral se concentra nos estados de Minas Gerais e Pará, sendo seguidos a uma grande distância por outros estados, como Goiás (4%), Bahia (3%), São Paulo (4%) e Santa Catarina (2%). Porém, Minas Gerais lidera com quase metade da produção nacional.


Indústria de transformação

Como pudemos perceber através da segunda tabela da página anterior, a indústria de transformação aparece como o ramo em que mais se emprega e que possui empresas instaladas. Isso demonstra quão estratégico é para a economia do estado manter-se aquecida e competitiva, e esse setor como estratégico para alcançar esse objetivo.


Agropecuária

Este setor econômico é de extrema importância para o estado, assim como para o Estado nacional, bem como para os países em que se exportam a sua produção. Isto porque de Minas Gerais sai a metade de toda a safra brasileira de café. Também está entre os maiores fornecedores de feijão, milho e frutas, especialmente o abacaxi. O estado tem o segundo maior rebanho do país, atrás apenas de Mato Grosso do Sul, sendo um grande produtor de carne bovina e de frango. É destaque ainda na produção de leite (27,9%), batata inglesa (31,5%), alho (28,7%) e cana-de-açúcar (7%).

Visualizaremos nas tabelas abaixo algumas amostragens de como esse setor econômico é significativo com um potencial produtivo para outros estados, bem como para o seu próprio consumo interno.


Demonstrativo de estoque e produção de café


Produção de leite nos principais estados produtores.

Balança Comercial

Por ser um estado eminentemente produtivo, e populoso (aprox. 20 mi.de habitantes, em 2006), podemos presumir que a balança comercial tenha um saldo bastante relevante no cenário nacional, e é exatamente isso que pudemos observar. Minas se sobressai nas exportações, principalmente por contar com um grande pólo alimentício, de grandes mineradoras, siderurgias e indústria automobilística. Por isso ocupa uma posição de destaque dentre as outras unidades da Federação, ficando entre os cinco estados que mais exportam.

Em uma primeira análise, o que podemos perceber neste gráfico, é que o comportamento da balança comercial de Minas Gerais manteve-se em uma constância regular até o ano de 2003, e após este ano nota-se um nítido crescimento substancial principalmente no índice de exportações. Isso devido à grande abertura de mercado realizada entre os países. Conclui-se que o saldo entre importação e exportação é positivo.



Como já citado anteriormente, destacam-se como principais produtos exportados, os setores de mineração, metalurgia, agro-alimentos e transporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário